top of page
Buscar

O que é Terapia do Esquema?

  • Foto do escritor: Clara Micaela
    Clara Micaela
  • 20 de jun.
  • 2 min de leitura

"A terapia é um instrumento para dar ao paciente novas experiências que combatam os seus esquemas iniciais." Jeffrey Young, 2008


Terapia do Esquema (TE) foi desenvolvida pelo psicólogo Jeffrey Young, nos Estados Unidos, e tem se mostrado uma abordagem eficaz tanto no tratamento de pessoas com transtornos de personalidade como de indivíduos com dificuldades emocionais mais profundas e persistentes, especialmente nos seus relacionamentos.


Pode-se dizer que é uma abordagem ou uma ramificação dentro da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). A TCC parte do princípio que o que gera sofrimento não é a situação em si, mas a forma como interpretamos a situação.


De modo muito resumido - pois as diferenças são muitas, na verdade - na Terapia do Esquema, utiliza-se dessa mesma ideia, porém, há um foco maior nas experiências da infância e como elas acabaram por influenciar quem somos hoje e por que agimos como agimos.


A Terapia do Esquema também bebe de outras fontes como a Gestalt-terapia, psicodrama, psicanálise e teoria do apego, mas, ainda assim, é fundamentalmente uma terapia cognitivo comportamental.


A TE entende que todos os seres humanos possuem cinco necessidades emocionais básicas que devem ser minimamente supridas na nossa infância. São elas:

1. vínculo seguro (sentimento de segurança e pertencimento)

2. autonomia

3. limites realistas

4. liberdade de expressão e

5. espontaneidade e divertimento.


As necessidades emocionais básicas são as mesmas para todos, porém, o quanto e a forma cada um precisa para se sentir suprido varia de acordo com o temperamento. Imagine que cada necessidade é um potinho, e para cada pessoa é um tamanho diferente de potinho.


ree

Quando tais necessidades não são minimamente atendidas, seja por situações traumáticas ou por episódios de estresse constantes, desenvolvemos os Esquemas Iniciais Desadaptativos. Esses Esquemas são como lentes de grau que acabam interferindo negativamente na maneira como interpretamos e sentimos as coisas ao nosso redor, gerando sofrimento para si ou para os demais.


Na Terapia do Esquema, busca-se identificar os Esquemas Iniciais Desadaptativos, entender como e quando são ativados para auxiliar o paciente a ter mais autoconhecimento e gerenciamento de sua vida.




Bibliografia utilizada:

Ghisio, M. S., Lüdtke, L., & Seixas, C. E. (2016). Análise comparativa entre a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Terapia do Esquema. Rev. Bras. Psicoter.(Online), 17-31.

Falcone, E. M. de O., & Ventura, P. R. (2008). Entrevista com Dr. Jeffrey Young. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, 4(1)

Wainer, R., Paim, K., Erdos, R., Erdos, R., & Andriola, R. (2015). Terapia cognitiva focada em esquemas. Artmed Editora.

Young, J. E., Klosko, J. S., & Weishaar, M. E. (2009). Terapia do esquema: Guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Artmed Editora.

Young, J. E., & Klosko, J. S. (1994). Reinventing your LIFE: The breakthough program to end negative behavior... and feel great again. Penguin.













 
 
 

Comentários


Logotipo da marca
Clara Micaela Heberle
CRP 07/32194
(51) 98168-6723
heberleclaram@gmail.com
bottom of page