Suicídio e o Setembro Amarelo
- Clara Micaela
- 10 de set.
- 1 min de leitura

A campanha Setembro Amarelo foi organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria com o Conselho Federal de Medicina em 2014. Tem como objetivo prevenir, discutir e reduzir os casos de suicídio, além de informar sobre a saúde mental para a população geral.
E por que?
O suicídio é um problema de saúde pública, que pode ser evitado, mas, devido a mitos, preconceitos e falta de conhecimento, acaba virando um tabu na sociedade e impedindo que pessoas com pensamentos suicidas procurem ajuda especializada.
Mais pessoas morrem de suicídio ao ano do que pessoas com câncer de mama, malária, HIV e homicídios. No Brasil, os registros apontam que quase 14mil pessoas se suicidam por ano, dando, em média, 38 pessoas por dia. Alarmante não?
O mais angustiante é que pode ser evitado com a ajuda certa.
Se você está passando por um momento difícil, busque ajuda com psicólogos, psiquiatras, ou procure um Centro de Atendimento Psicossocial de sua região.
Se você conhece alguém que está passando por uma situação parecida, fique calmo, acolha sem julgamentos e oriente que busque ajuda profissional.
Clara Micaela CRP 07/32194
Referências:
Prevenção ao suicídio: manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental. Ministério da Saúde (s.d.)



Comentários